Com a região inteira vivendo um caos devido a superlotação dos hospitais, inclusive o Hospital São Pedro de Macarani, e unidades de atendimento e atenção básica da saúde lotadas de pacientes com febre alta e sintomas de dengue, zika e chikungunya, não se pode dar sopa para a proliferação dos mosquitos transmissores dessas doenças que depois das chuvas saíram da hibernação e estão tocando o terror.
E nesta segunda-feira a equipe da Secretaria de Saúde juntamente com os agentes de combate a endemias e apoio da Secretaria de Obras do Município de Macarani, iniciaram no Marjorie Parque uma ação radical de limpeza e combate aos focos de reprodução dos mosquitos transmissores. A Secretária de Saúde, Sione Passini fez questão de participar pessoalmente do mutirão.
NOTA DAASCOM/Macarani.
A Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira 24 de janeiro, no Marjorie Parque e adjacências o Mutirão de Limpeza e conscientização no combate a dengue, chikungunya e zika. A meta é eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
Revise seu quintal e verifique se tem água parada nas vasilhas de plantas, vasilhas de servir alimentos a animais, sacos plásticos, garrafas, tampinhas, recipiente para guardar água.
Observe também as calhas, ralos, reservatórios de geladeira. Mantenha as caixas d’água tampadas.
Retire do seu quintal todo material ou utensílio que você não usa mais e que pode estar servindo de criadouro do mosquito, a equipe da Secretaria de Obras está passando para recolher.
Se você está com febre, náuseas, dor nos olhos , dores no corpo e articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa para notificar. Só assim poderemos direcionar as ações no enfrentamento do mosquito na sua rua e bairro.