Cerca de 34 mil policiais e bombeiros serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na Operação Eleições 2024. O planejamento das ações preventivas, ostensivas e de inteligência foi apresentado na manhã desta terça-feira (24), durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI). Além dos efetivos das polícias Militar, Civil e Técnica, com apoio do Corpo de Bombeiros, a SSP-BA ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A estrutura, instalada no COI, reunirá representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. O CICC será ativado entre os dias 4 e 7 de outubro, com atuação ininterrupta.
A SSP, buscando sempre fortalecer a integração entre as Forças Policiais e de Bombeiros, instalará também o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP).O compartilhamento de informações e a coleta de dados nortearão as equipes externas. “Serão R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado, com o objetivo principal de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Atuaremos com força máxima”, garantiu o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. O titular da pasta acrescentou, ainda, que a tecnologia auxiliará na aplicação do efetivo. “Utilizaremos 3.595 câmeras em todo o estado. Os equipamentos ficarão direcionados para zonas eleitorais e pontos estratégicos mapeados pela Inteligência”, completou Werner.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou, na manhã desta terça-feira (25), uma palestra para a capacitação da tropa que estará empregada nas eleições deste ano em toda a Bahia. O evento ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos, em Salvador, e reuniu o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, oficiais e praças que atuam nos comandos de policiamento regional e em unidades operacionais e administrativas da capital e da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
A palestra foi ministrada pelo analista do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jaime Barreiros Neto. O objetivo foi capacitar a tropa no que se refere ao processo eleitoral, atualizando normas e procedimentos relacionados às eleições, e garantindo que os policiais militares estejam preparados para colaborar com o processo democrático de forma efetiva e segura.
O evento também foi transmitido remotamente para a tropa que atuará no interior do estado, tanto no primeiro turno, que ocorrerá no próximo dia 6 de outubro, quanto naqueles municípios em que ocorrerá o segundo turno, no 27 do mesmo mês.