Pois é, os freqüentadores usuais das sessões ordinárias já estavam com saudades da rotina de segunda-feira a noite quando vão assistir aos debates da Câmara De Vereadores. Hoje com certeza Marão, Marledinha, Pastor Cristovão, Careca e a Imprensa (citamos os mais assíduos), estarão se reencontrando na primeira sessão ordinária do ano.
E os Vereadores irão reiniciar suas atividades para o terceiro ano do atual mandato. Mas, para um vereador a volta dos trabalhos terá um gosto especial mas também dará início a um novo desafio de uma carreira política ainda começando mas de ascensão muito rápida por assim dizer.
Marlon Sousa (MDB), foi eleito Vereador em outubro de 2016, e em primeiro de janeiro de 2017 já era também eleito Primeiro Secretário da Câmara. Em dezembro de 2018 com a desistência de Edmilson Lima em disputar a presidência da casa a qual ele já tinha sido reeleito em sessão anulada pela Justiça, Marlon Sousa foi o escolhido para encabeçar a chapa e foi eleito para o cargo de Presidente.
E presidir a sessão ordinária de hoje não será novidade para Marlon, pois durante o mandato de Edmílson Lima ele foi o condutor da sessão em duas oportunidades em Edmílson e Jorge Motos estiveram ausentes. Além disso, este ano ele já conduziu a sessão extraordinária que aprovou a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP).
O mandato de Edmílson Lima, que a partir de hoje passa a ser o Primeiro Secretário da casa, foi marcado por muitas incoerências na condução dos trabalhos. Quando lhe convinha era bem condescendente ao franquear a palavra ao público, mas também era bastante truculento e ditador quando se tratava de cercear a palavra dos vereadores de oposição quando os mesmos queriam expor seus pontos de vista.
Também não teve pulso para controlar pessoas que iam a Câmara no intuito de confrontar ou discutir deliberadamente com vereadores como muitas vezes aconteceu entre Vivaldo Neto e o Vereador Janilton Alves.
De natureza mais pacífica, espera-se que Marlon Sousa, mantenha o espírito democrático na casa e controle melhor a platéia.