Quem prestigiou e curtiu as quermesses escolares durante os festejos juninos em Macarani,com certeza se divertiu bastante, afinal de contas era um forró atrás do outro e todos os arraiás muito bem organizados. Teve gente que foi forrofiar, tomar licor e quentão e comer as guloseimas que eram comercializadas nos arraiás.
Mas as quermesses não são apenas uma demonstração cultural que também marcam o fim do primeiro ciclo do ano letivo. Além da festa que é aberta e compartilhada com a comunidade numa linda interação entre escola e a população em geral, as quermesses são também um incentivo a economia local e um veículo importante arrecadador de recursos para as escolas.
Depois que a festa é realizada,cada centavo arrecadado com a venda de bebidas e comidas típicas é revertido em aquisição de bens materiais ou no desenvolvimento de projetos visando sempre o bem estar e o desenvolvimento dos alunos em suas atividades escolares.
Nos próximos dias, oRGBAHIA, estará exibindo um série especial de matérias com as Diretoras das Escolas do Município que nos contarão sobre esses investimentos. E o primeiro depoimento é da Professora Thaís Santos, Diretora das Escolas Reunidas de Macarani.
“Durante o primeiro semestre letivo as Escolas Reunidas de Macarani realizou o 1° Festival de Tortas no dia 11 de março, a Quermesse Escolar no dia 3 de junho e no dia 18 de junho o Balaio Junino com o intuito de possibilitar a integração entre os alunos essas ações estimulam a socialização e a cooperação entre escola e comunidade além de proporcionar o momento de lazer nossa escola realizou esses eventos com o objetivo de adquirir alguns materiais que faltavam para ofertarmos aos nossos alunos um ambiente muito mais organizado com dinheiro arrecadado nessas duas ações compramos um bebedouro de 200 litros que inox, uma televisão tcl LED Android 50 polegadas ,um fogão industrial de quatro bocas, uma estante de aço, um carrinho de mão, um kit para o pula-pula e um multiprocessador.”
“A nossa equipe escolar agradece a toda a comunidade, pais, alunos, professores e equipe de apoio que nos apoiaram na realização desses eventos e na aquisição desses bens.” Informou a Professora Thaís ao RGBAHIA.