Já faz algum tempo que moradores de Itapetinga através do perfil do Vereador Tarugão Instagram e outros veículos informação e nas redes sociais, tem denunciado a presença de piranhas (o peixe) no Rio Catolé no Município de Itapetinga. Inclusive banhistas e pescadores tem postado fotos e vídeos relatando ataques aos desavisados.
Após os ataques de Piranhas serem registrados no Rio Catolé, elas também já estão atacando no Rio Pardo. Infelizmente um jovem banhista que tomava no Rio Pardo próximo a Ponte de Potiraguá -BA, acabou sendo atacado e teve parte do dedo devorado. O próprio banhista gravou o vídeo, tentando alertar a população do risco de ataques de Piranhas no Rio Pardo.
Raimundinho, que é vendedor e pescador nos momentos de lazer, já tinha pescado Piranhas no Rio Pardo, aqui na região de Itapetinga-Ba, e nos mandou um vídeo comprovando e alertando do perigo. Já está comprovado que existem Piranhas no Rio Catolé e no Rio Pardo. Com as últimas enchentes, é possível que esses peixes tenham buscado outros lugares, chegando então ao Rio Pardo. É necessário ter bastante cuidado ao tomar banho.
Para evitar ser atacado por piranhas, você pode:
-
Evitar nadar em áreas desconhecidas
-
Evitar águas rasas e tranquilas
-
Não entrar na água com feridas abertas
-
Evitar movimentos bruscos
-
Alimentar os peixes com cuidado
-
Seguir as instruções dos guias locais
-
Não jogar restos de alimentos na água
-
Evitar áreas com águas calmas e turvas
-
Evitar locais com vegetação nas margens do rio