O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou nesta quinta-feira, 29, que a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, irá sucedê-lo no cargo a partir de abril. Segundo o ministro, a decisão já foi chancelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O presidente já comunicou a escolha. A prioridade do presidente é que as indicações sejam de pessoas que já integram a equipe para evitar descontinuidade nas ações de governo”, afirmou Rui em entrevista à Rádio 95 FM de Jequié. O ministro deixará a Casa Civil para disputar uma vaga no Senado pela Bahia na chapa encabeçada pelo governadorJerônimo Rodrigues (PT), ao lado do senador Jaques Wagner (PT).


A decisão foi confirmada na semana passada, durante uma agenda no estado, em meio às discussões internas sobre a formação da chapa majoritária governista, especialmente em relação ao futuro político do senador Angelo Coronel (PSD-BA). Com Rui na disputa pelo Senado, Coronel fica fora da composição atual da chapa e, caso queira tentar a reeleição, deverá buscar outra alternativa. Nos bastidores, circula a informação de que o PT teria oferecido ao pessedista a possibilidade de assumir a suplência de Rui ou de Wagner.

O senador Jaques Wagner (PT) descartou qualquer possibilidade do ministro da Casa Civil, Rui Costa, se candidatar ao Governo da Bahia no lugar de Jerônimo Rodrigues, que busca a reeleição. “Essa ideia [lançar Rui Costa para governador], para mim, não existe. Nem é cogitada. Virar o mundo de cabeça para baixo para quê? Sou pela naturalidade da política. A naturalidade da política é a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou o senador em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.













