Na última sexta-feira 17, o Secretário Municipal de Cultura, Cleides Lisboa apresentou a Macarani a primeira artesã do Município a Receber o certidicado nacional de artesã do Brasil. “O artesanato do nosso município vive um momento histórico. Enailza, artesã há mais de 40 anos, acaba de ter seu cadastro aprovado no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), conquistando oficialmente a Carteira Nacional do Artesão (CNA) entregue através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Esse reconhecimento faz de Enailza a primeira artesã do município a alcançar o status de artesã profissional, valorizando uma trajetória construída com talento, dedicação e saberes transmitidos ao longo de gerações.”
“A Carteira Nacional do Artesão é gratuita e garante ao artesão acesso a diversas oportunidades, como participação em feiras regionais, nacionais e internacionais, oficinas e cursos de capacitação, possibilidade de contribuição previdenciária como autônomo, isenção de ICMS na comercialização dos produtos, acesso à nota fiscal avulsa eletrônica, venda por consignação no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, participação em rodadas de negócio, inscrição para o Selo de Origem do Artesanato da Bahia e acesso a microcrédito produtivo por meio do CrediBahia, fortalecendo a profissionalização e a geração de renda no artesanato.” Palavras de Cleides Lisboa e Enailza que vocês podem conferir completas no vídeo.
Essa é mais uma conquista e uma vitória importante na nossa luta por reconhecimento dos nossos artistas macaranienses. Parabéns, Enailza! Seu talento agora tem reconhecimento oficial e abre caminhos para muitos outros artesãos e artesãs do nosso município.” Concluiu Cleides Lisboa.


















