Com as incertezas das previsões climáticas para a região, cada vez mais os criadores de gado se vêem obrigados a buscar alternativas alimentares para sustentar os animais em períodos prolongados de estiagem e de invernos muito rigorosos. E em Macarani o processo de silagem (conservar a ração em silos) ainda não é uma prática comum entre os fazendeiros.
Mas, sempre em busca de alternativas que possibilitem uma boa reserva de alimento e reduza o custo da produção, órgãos como SENAR, FAEB, Sindicatos de Produtores Rurais e Secretarias Municipais de Agricultura e Pecuária em parceria com outras instituições como o SEBRAE tem oferecido cursos e seminários a esses produtores que buscam diversificação.
E nesta quarta-feira,18, a Prefeitura de Macarani através da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária estará trazendo um importante assunto para os produtores rurais pecuaristas do Município. Em mais uma ação integrada com o SEBRAE, SENAR, FAEB e Sindicato Ruralserá realizado um seminário sobre tecnologia do cultivo intensivo da palma. A participação será gratuita e terá como palestrante o maior especialista no assunto, Paulo Suassuna.
“Estávamos a muito tempo tentando trazer o Mago da Palma forrageira, e depois de várias reuniões com o Sebrae conseguirmos, temos q agradecer o apoio da prefeita Selma Souto e o Sebrae, em oferecer o melhor aos nosso produtores. Lembrando quem tiver DAP ou Nirf levar o número p preenchimento da fica de inscrição.” Informou o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária Selmo Miranda.