Nos primeiros cinco dias de 2026, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 17 foragidos na Justiça. Os fugitivos, procurados pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e dívida de pensão alimentícia, foram presos nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Dias D’Ávila, Cairú e Salvador. As prisões foram realizadas por equipes da Polícia Militar, após acionamento do Centro Integrado de Comunicação (CICOM). A prisão mais recente aconteceu na cidade de Cairú, no Baixo Sul baiano, nesta segunda-feira (5). Após alerta do CICOM, as equipes do 31º BPM foram acionadas e realizaram a captura do foragido, procurado pelo crime de homicídio.



O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP está presente em 82 municípios baianos e, desde a implementação, em 2019, já auxiliou na captura de 4.461 foragidos. O uso de drones para reforçar o monitoramento aéreo e apoiar ações investigativas e operacionais da Polícia Civil é um dos focos do Curso de Operações com Aeronaves Remotamente Pilotadas (COARP), iniciado nesta segunda-feira (5), na Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), em Salvador. Com duração de sete dias, a capacitação prepara policiais para atuar em municípios que ainda não contam com servidores habilitados para esse tipo de operação. O curso tem a participação de 24 servidores e a cerimônia de abertura contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.

Durante o evento, o governador destacou que o investimento em tecnologia e qualificação profissional é fundamental para modernizar as forças de segurança e ampliar a proteção à população. “Estamos fortalecendo a Polícia Civil com formação técnica, inovação e planejamento. O uso de drones amplia nossa capacidade de resposta, qualifica as investigações e contribui para operações mais seguras e eficientes em todo o estado”, afirmou Jerônimo Rodrigues. Com 56 horas de carga horária, o curso é realizado em regime de internato, desta segunda-feira (5) até domingo (11), na base da Core, e ministrado por cinco instrutores da unidade, especializados em operações especiais e no uso tático de drones.
O SHOW AINDA ESTÁ NA REDE !
















