Pois é, se no âmbito nacional temos hoje o feriado de Proclamação da República Federativa do Brasil, Macarani pode também comemorar nesta segunda-feira 15 de novembro o Dia do Empoderamento Feminino. Pois, hoje faz exatamente um ano que o povo escolheu pela primeira vez em 76 anos de História da cidade uma mulher para administrar o Município, e hoje temos a Prefeita Selma Souto.
Mas não foi só Selma Souto que há um ano passou a representar esse empoderamento das mulheres macaranienses. A cidade que timidamente elegia apenas uma (com espaços longos de eleições) representante feminina para a Câmara de Vereadores, deu uma resposta surpreendente ao apelo das mulheres e elegeu pela primeira vez duas representantes femininas para o Legislativo Municipal que foram a Professora Edilene Maria (Dila) e a Advogada Pauline Porto.
Então há um ano, depois de uma campanha desgastante com disputa acirrada no dia 15 de novembro de 2020 Macarani foi dormir feliz, pois a resposta do povo foi avassaladora e indiscutível. Com 5.557 dos votos válidos totalizados pelo TRE-Bahia, a Professora Selma Souto ganhou as eleições em Macarani e já está fazendo História como a primeira mulher a disputar e ganhar uma eleição para Prefeita da cidade.
E então: Hoje merece ou não, ser lembrado como o Dia do Empoderamento Feminino para as mulheres macaranienses?