“O imposto que a gente paga, paga o progresso que a gente vê”. A frase inicial valeu a este editor um prêmio nacional e um concurso de redação sobre a cobrança dos impostos e sua importância para o desenvolvimento do país, estados e municípios. O concurso foi realizado em 1977 e este editor era apenas um estudante da 3ª Série na Escola Pompílio Espinheira, no Bairro Nova Itapetinga em Itapetinga.
O prêmio foi o meu fardamento completo para desfilar como integrante da Banda Marcial no 07 de setembro onde eu maltratava o surdo, e uma coletânea de livros da literatura nacional. E de lá para cá 42 anos se passaram, o estudante virou radio jornalista e hoje é Webmaster (editor e alimentador de site) e a escola é hoje a sede da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, mas a frase continua valendo e os impostos continuam tendo os mesmos objetivos.
E foi a ineficiência na aplicação dos recursos dos impostos municipais, especialmente o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que o Vereador Gláuber Costa (PODEMOS), líder da oposição na Câmara de Macarani, questionou e cobrou nesta segunda-feira na sessão ordinária do legislativo.
Gláuber iniciou sua fala sobre o assunto falando de uma visita que ele fez ao Bairro Nova Macarani, que por várias vezes já foi destaque e objeto de reportagens do RGBAHIA com os moradores reclamando do abandono e pedindo providências. Gláuber Costa, na sua visita aproveitou e fez um vídeo que postou em seu perfil no Facebook mostrando o total descaso da administração com o Nova Macarani.
Mas o descaso com o bairro não impediu o Prefeito e sua equipe de planejamento de enviar os carnês do IPTU para os moradores pagarem, o que é uma total falta de bom senso e de respeito para com os cidadãos do bairro.
Por isso o Líder da Oposição, que nesta segunda-feira fez parte inclusive da mesa diretora dos trabalhos soltou os cachorros. E vocês internautas podem conferir o que ele disse e também o que ele viu no Nova Macarani.
Se em 1977, um garoto da 3ª série primária soube definir o que é a cobrança e o retorno dos impostos, em 2019 o que impede um Prefeito, médico de enxergar e cumprir com suas obrigações?