Com a aprovação do parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Contas que recomendou a reprovação das contas do ex-prefeito, Armando Porto, seguindo o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, que já havia opinado pela rejeição das contas do exercício de 2016 em que o ex-gestor ficou no cargo após eleição suplementar por apenas um ano e dois meses, a situação de Armando Porto politicamente ainda está indefinida.
Isso porque a votação do parecer não significa que suas contas já foram rejeitadas. Na prática ela ainda pode ter aprovação garantida e reverter a situação, mas para isso terá que manter os cinco votos que conseguiu na noite de ontem e ainda conquistar mais três votos dentro do grupo que votou contra suas contas nesta segunda-feira.
Mas, antes da votação final, Armando Porto ainda terá uma última oportunidade de defesa, a qual deverá fazer pessoalmente ou acompanhado de um advogado que o represente no prazo máximo de 15 dias. E sobre isso ele já manifestou sua intenção de ir pessoalmente a Câmara fazer sua defesa.
E ontem mesmo ao encerrar a sessão, o Presidente da Câmara Marlon Sousa, fez verbalmente a convocação ao ex-prefeito, e hoje ele deverá ser notificado através de documento. Se o ex-prefeito decidir ir fazer sua defesa na próxima segunda-feira 08/05, nada o impedirá assim como também nada impedirá que logo após ser ouvido o ex-prefeito, os Vereadores já possam também votar as contas em definitivo.
Vale lembrar que em caso de aprovação, Armando poderá levar em frente, caso seja sua intenção, a pré-candidatura a Prefeito. Mas, caso sofra nova derrota ele ficará inelegível por oito anos para qualquer cargo eletivo municipal, estadual ou federal. No vídeo abaixo os argumentos finais do Presidente Marlon Sousa e a convocação ao ex-prefeito Armando Porto.
A sessão desta segunda-feira marcou a primeira transmissão ao vivo para as redes sociais e teve ótima repercussão entre os internaustas que acompanharam os trabalhos pelos celulares, notebooks e PCs. Todos puderam acompanhar através dos canais da Câmara e da TVWEB–Macarani/RGBAHIA, que na próxima segunda-feira volta a realizar a transmissão.