Conforme informamos, chegaram nesta segunda-feira as primeiras doses da vacina Coronavac em Macarani, mas também como já havíamos antecipado a informação aqui no RGBAHIA, a Secretaria de Saúde recebeu um lote de apenas 70 doses, o que não dá para vacinar nem metade dos funcionários da saúde que trabalham diretamente expostos e em contato com os chamados grupos de risco.
Por isso, ainda na noite de ontem, através da Assessoria de Comunicação do Município – ASCOM, a Secretária de Saúde, Sione Passini e a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Vera Campos, vieram a público explicar como será desenvolvido o Plano Municipal de Vacinação a medida que as doses forem disponibilizadas para Macarani a cada semana que chegarem novos lotes da Coronavac.
E a palavra de ordem neste momento não só para Macarani, mas para todo o Brasil é paciência. O número reduzido de doses disponibilizadas para cada Município brasileiro é realmente um problema, e por isso o Ministério da Saúde estabeleceu um cronograma que será seguido rigorosamente por todos os estados e municípios da Federação.
Mas, a expectativa é de que em no máximo 60 dias toda a população esteja vacinada e imunizada contra essa terrível doença. Assistam ao vídeo com os pronunciamentos da Secretária de Saúde Dra. Sione Passini e da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica Vera Campos.