Com as chuvas que tem caído na região ultimamente no maior volume e constância dos últimos dez anos, é de se imaginar quem o nível das águas do Rio Manjerona que abastece a cidade de Macarani, garanta uma vazão que irá nos deixar sem problemas de abastecimento nos reservatórios do SAAE para o restante de 2020 e que este problema está solucionado pelas benesses da natureza.
Na entrevista concedida ao RGBAHIA pelo técnico em tratamento de água do SAAE, Eziquiel Sousa, em que ele prestou esclarecimentos sobre os problemas e soluções que estão sendo buscadas para o abastecimento de água de Itabaí, nós questionamos Zico sobre esse assunto e ele disse que esse é um engano cometido sempre pela população quando o ano é bom de chuvas.
Segundo Eziquiel: enquanto está chovendo aumenta sim a vazão de água do Rio Manjerona, mas quando a chuva passa o volume de águas cai rapidamente e a vazão volta aos níveis anteriores. Isso se deve a vários fatores que vão desde a falta de cuidados com as nascentes pelos proprietários de áreas onde elas ficam localizadas, passando pelo assoreamento dos rios que perderam suas árvores de contenção e proteção das margens (matas ciliares) até a falta de uma ampliação da barragem no Rio Manjerona cuja capacidade de contenção está muito aquém da necessidade de abastecimento da cidade.
Assistam ao vídeo em que Eziquiel presta esses esclarecimentos e vamos procurar economizar água, e, se você é um proprietário rural ajude preservando suas nascentes e preservando suas matas ciliares. Confiram o vídeo!