O instituto Gerp divulgou uma pesquisa de intenções de voto para presidente da República nas eleições de 2026. No cenário estimulado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho 01 de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL), apareceram tecnicamente empatados, levando em consideração a margem de erro de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto ainda apresentou aos entrevistados cenários de segundo turno, todos com a presença de Lula. No cenário com Flávio Bolsonaro, ambos foram citados por 45% dos entrevistados, empatados numericamente. Lula também aparece empatado tecnicamente em um eventual segundo turno contra o governador do Paraná, Ratinho Junior: 45% contra 41%, dentro da margem de erro. A pesquisa também mediu a rejeição aos potenciais candidatos a presidente neste ano e Lula foi o mais citado com 51%, seguido de Flávio Bolsonaro com 41%.



O instituto Gerp realizou uma pesquisa espontânea (quando os nomes não são apresentados previamente para escolha do eleitor), em um cenário estimulado (quando são mostrados os nomes antes da resposta do entrevistado). Lula foi o mais citado no cenário espontâneo.
-
Lula (PT): 32%
-
Flávio Bolsonaro (PL): 17%
-
Jair Bolsonaro* (PL): 7%
-
Ratinho Junior (PSD): 1%
-
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 1%
-
Ciro Gomes (PSDB): 1%
-
Ronaldo Caiado (PSD): 1%
-
Michelle Bolsonaro (PL): 1%
-
Outros: 2%
-
Não sabe/Não respondeu: 38%

Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados no cenário estimulado.
-
Flávio Bolsonaro (PL): 35%
-
Ratinho Junior (PSD): 5%
-
Ciro Gomes (PSDB): 4%
-
Romeu Zema (Novo): 2%
-
Ronaldo Caiado (PSD): 2%
-
Nenhum deles: 4%
-
Não sabe/Não respondeu: 7%
Pesquisa mostra cenários de segundo turno para presidente da República: O instituto Gerp simulou cenários de segundo turno para presidente da República, todos com a presença de Lula.
Lula x Flávio Bolsonaro
-
Lula (PT): 45%
-
Flávio Bolsonaro (PL): 45%
-
Nenhum deles: 6%
-
Não sabe/Não respondeu: 4%
Metodologia: A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por telefone entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa para presidente da República foi contratada pelo próprio Instituto Gerp. O nível de confiança é de 95,5%. Registro no TSE nº BR-04519/2026.
Leia a pesquisa completa no site da https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2026/pesquisa-eleitoral-2026/pesquisa-instituto-gerp-presidente-da-republica-fevereiro-2026/














