25 de janeiro é o 25.º (vigésimo quinto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 340 dias para acabar o ano de 2022.
Aniversário de São Paulo
O Aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de janeiro. Em 2022, a cidade completa 468 anos. Esta data é um feriado municipal na capital paulistana, mas em 2022 os paulistanos não poderão contar com esse dia de descanso, pois o feriado de 25 de janeiro de 2022 foi antecipado para 2021.
O dia 25 de janeiro foi escolhido em homenagem à fundação do Colégio dos Jesuítas, considerado o marco zero da maior capital brasileira.
História da Cidade de São Paulo
No dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.
A cidade de São Paulo recebeu este nome em homenagem ao apóstolo Paulo. De acordo com a tradição católica, ele teria se convertido ao cristianismo no dia 25 de janeiro, dia de festa para a Igreja Católica. Assim, neste mesmo dia foi celebrada a missa de fundação do Colégio dos Jesuítas.
Atividades para o aniversário de São Paulo
Todos os anos, a prefeitura da cidade de São Paulo promove várias atrações para celebrar o seu aniversário, em todas as regiões da metrópole. Shows ao vivo, exposições artísticas e circuitos culturais são alguns dos exemplos de programas que os paulistanos e turistas podiam experimentar durante os dias festivos do aniversário de São Paulo (normalmente entre os dias 23, 24 e 25 de janeiro), mas desde a Covid-19, as celebrações estão bastante condicionadas.
Dia do Carteiro
O Dia do Carteiro é comemorado anualmente no dia 25 de janeiro. Desde a antiguidade, as pessoas mais poderosas usaram mensageiros a fim de comunicar com aqueles que estavam distantes. No entanto, somente com a popularização da alfabetização e da correspondência surgiu a profissão de carteiro.
Hoje, as mensagens eletrônicas acabam suprindo grande parte das cartas convencionais. Apesar disso, o trabalho do carteiro continua sendo indispensável na nossa sociedade.
Origem da comemoração
O Dia do Carteiro é celebrado nesta data porque no dia 25 de janeiro de 1663foi criado o cargo de Correio-mor da Monarquia Portuguesa no Brasil. Luiz Gomes da Matta comprou do rei Felipe II o cargo de Correio-mor em 1606. Assim, era de sua responsabilidade todas as mensagens escritas emitidas pela Corte.
Mais tarde, em 25 de janeiro de 1663, seu neto seria nomeado o primeiro Correio-mor do Mar e teria a incumbência de cuidar da troca de correspondências entre as colônias e a Corte portuguesa.
Os mensageiros seriam de fundamental importância na história do Brasil. Basta lembrar que foi um “carteiro”, Paulo Bregaro, que entregou as correspondências que acabaram decidindo a proclamação da independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Paulo Bregaro, por esse motivo, tornou-se o patrono do Correios.
O serviço regular de entregas de cartas e mercadorias, porém, só foi estabelecido no Brasil em 1835. Atualmente, são mais de 56 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e 10% deste contingente é formado por mulheres.