24 de março é o 83.º (octogésimo terceiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 282 dias para acabar o ano de 2022.
24 de março Dia Internacional para o Direito à Verdade para as Vítimas de Graves Violações dos Direitos Humanos
Esta quinta-feira, 24 de março, as Nações Unidas marcam o Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas. A data presta homenagem a Monsenhor Óscar Arnulfo Romero, que denunciou casos de violações dos direitos humanos em El Salvador. Ele foi assassinado em 24 de março de 1980.
Em mensagem sobre o dia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que “a verdade é uma força fortalecedora e curativa”,que deve ser celebrada no passado, presente e futuro. Nesta data, ele diz que a comunidade internacional celebra e reconhece as experiências das vítimas, renovando seu compromisso com a justiça e comprometendo-se a evitar a recorrência destes crimes.
Guterres lembra que “reconhecimento, justiça e prevenção só podem começar com a descoberta e o reconhecimento dos fatos.” Para ele, “sem verdade, não pode haver justiça ou reparação.”
O chefe da ONU afirmou ainda que “uma prestação pública de contas da verdade sobre graves abusos dos direitos humanos permite que as sociedades abordem as suas causas subjacentes.”
Dia Mundial da Tuberculose
É no dia 24 de março que se celebra o Dia Mundial da Tuberculose.O objetivo deste dia mundial de combate à tuberculose é alertar a população sobre a doença e erradicar completamente a doença. Esta efeméride comemora-se neste dia já que foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo TB – o que seria o início do diagnóstico e da cura da tuberculose.
Assim, no centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.
Sintomas: Tosse com expetoração, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço são alguns sintomas da tuberculose, que pode ser prevenida pela vacina BCG. Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.