06 de setembro é o 249.º (ducentésimo quadragésimo nono) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 116 para acabar o ano.
Dia do Sexo
A data se popularizou através de uma campanha de marketing de uma marca de preservativos. Segundo consta, a criação da data foi motivada pelo fato de outras datas comemorativas tão populares – como o Dia das mães e Dias dos pais – terem origem neste ato íntimo. Afinal, sem ele, a maior parte das mulheres não seriam mães, e os homens não seriam pais.
Assim, de forma irreverente,surgia esta celebração, mas com pelo menos dois objetivos muito sérios. Um dos objetivos era conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de preservativos, enquanto o outro era ajudar a quebrar antigos tabus.
A primeira proposta de criar este dia foi feita em 20 de novembro de 1935.A data, escolhida por um grupo chamado “Círculo Brasileiro de Educação Sexual”, tinha como intuito incentivar o debate, já que naquele tempo pouco de falava sobre o assunto.
Dia do Alfaiate
O Dia do Alfaiate é comemorado anualmente em 6 de setembro no Brasil. A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates. Esses profissionais são especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente. Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando ternos, calças, paletós e outras peças exclusivas do vestuário masculino.
Os alfaiates costumavam trabalhar em lojas privadas próprias (ateliês), fazendo roupas artesanais ou remendos/consertos em outras vestes. No entanto, esta profissão está cada vez mais rara. Atualmente, os alfaiates trabalham em lojas de departamento, fazendo consertos nas peças de roupa da loja. A tecnologia é uma grande inimiga desta profissão, colocando em risco de extinção a arte de fazer roupas manualmente.
Origem do Dia do Alfaiate. O Dia do Alfaiate é celebrado oficialmente em 6 de setembro nos estados brasileiros de Espírito Santo, a partir da Lei nº 1.385, de 24 de fevereiro de 1958; Santa Catarina, com a Lei nº 3.709, de 4 de agosto de 1965; e São Paulo, com a Lei nº 2.308, de 6 de outubro de 1953.