1 ou 1.º de setembro é o 244.º (ducentésimo quadragésimo quarto) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 121dias para acabar o ano de 2021.
O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro.
Esta data celebra o profissional responsável por manter o corpo humano em ação e saudável. A capacidade de reunir e ensinar as técnicas e práticas das diversas atividades esportivas existentes. Além disso, o professor de Educação Física ensina valores, como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.
Origem do Dia do Professor de Educação Física
O Decreto de Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998 regularizou, a nível federal, a função do Profissional de Educação Física. A data comemorativa surgiu em memória desta conquista para os profissionais da área, através da lei nº 11.342, de 18 de agosto de 2006.
A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630.
O Dia do Corinthians é comemorado no dia 1º de Setembro, data da fundação do clube paulista em 1910.
A criação da data comemorativa surge da intenção de homenagear o Sport Club Corinthians Paulista, pois em 1914, conquistou o seu primeiro título no campeonato paulista. Além desse, há o Dia do torcedor corintiano, o qual é comemorado anualmente no dia 23 de abril. Instituído através da Lei nº 14.399, essa é uma forma de prestigiar os torcedores do clube. O dia 23 de abril foi escolhido porque é o dia de São Jorge, o padroeiro do time.
Conhecidos como “alvinegros”, eles fazem parte daquela que é a segunda maior torcida brasileira, somente sendo superada pelos torcedores do clube carioca do Flamengo.
Mas há, ainda, outra data festiva no calendário corintiano. Trata-se de 4 de julho, o Dia da Independência Corintiana, incluída através da lei 15.741 no calendário oficial da cidade de São Paulo.
A data 4 de julho foi escolhido pelo fato de nesse dia, em 2012, o Corinthians ter conquistado pela primeira vez o título de campeão da Libertadores da América, após a equipe ter derrotado o clube argentino Boca Juniors por 2 a 0.