O Presidente do Superior Tribunal Eleitoral (STE), Ministro Roberto Barroso, em reunião com os ministros do STF (Superior Tribunal Federal), juntamente com os Presidentes do Senado e da Câmara Federal, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, bateram o martelo na tarde desta terça-feira em Brasília e decidiram por marcar uma nova data para as eleições municipais de 2020. Segundo comunicado do Senador Carlos Viana (PSD), postado para a Imprensa Nacional, as datas serão dia 15 de novembro para o primeiro turno e 29 de novembro para o segundo turno.
Esta foi a única flexibilização no calendário eleitoral, cuja data para o primeiro turno estava mantida até ontem para o dia 04 de outubro. Com a mudança, o brasileiro volta às origens de antes da Constituição Federal promulgada em 1988, quando as eleições ainda sem o segundo turno aconteciam sempre dia 15 de novembro, numa homenagem a data em que se comemora o dia da proclamação da república.
Com esta decisão, acabam de vez as especulações sobre uma possível prorrogação de mandato dos atuais prefeitos e vereadores. Mas, abre espaço para um melhor planejamento das campanhas eleitorais que poderão ganhar uma intensidade maior a depender da curva da pandemia do Covid 19.
Ainda não foi oficialmente anunciado, mas as convenções partidárias deverão também ganhar uma ampliação do período de realização para definição dos candidatos e composição de chapas. Logo após a reunião, o Senador Carlos Viana (PSD) de Minas Gerais, postou um vídeo anunciando a decisão. Confiram!