Finalmente chegou o grande dia do reencontro anual entre alunos e Professores que ficaram distantes durante o período de férias. Este dia costuma ser um dia de alegria e de festa, marcado pelo reencontro com os colegas de classe, os amigos e as rodinhas para contar as aventuras vividas nas férias.
Mas, em Macarani o início do ano letivo será marcado por incertezas e desconfianças sobre o que reserva a educação para alunos e Professores. E esse clima nada comum ao início das aulas, se dá por conta da decisão dos Professores de algumas escolas que na última semana anunciaram a intenção de não voltar as aulas enquanto o Prefeito não dar o reajuste prometido há dois anos e não cumprir os acordos com a categoria.
Mesmo com as palavras da Secretária de Educação Fabiane Santos, de que o Prefeito irá aplicar o reajuste a partir de fevereiro, os Professores hesitam em acreditar nas palavras do Chefe do Executivo porque não confiam mais no mesmo. Com isso posto, muitos voltarão, mas muitos não arredam o pé da decisão de voltarem com o chamado preto no branco.
Em contato com a Professora Silvanizia De Jesus Vieirana manhã desta segunda-feira 11/02 elas nos informou o seguinte:“Na Escola Autímio Pires a parada está mantida em quase 90%, alguns pode até ir mas a maioria mantém a decisão. O Colégio Dr. Fernando Sá Miranda não tenho idéia da proporção, mas alguns garantiram que não voltam e das demais escolas não temos maiores informações.”
Em post no perfil Itabai Corgão no Facebook, o administrador no último sábado 09/02 publicou o seguinte aviso: “Fomos procurados para informar aos pais e responsáveis que segunda 11.02. 2019, que seria o início das aulas, haverá uma paralisação dos professores que reivindicam seus direitos. Portanto, informamos que não haverá aula nesta segunda-feira, mas a escola estará à disposição da comunidade e a secretaria funcionará normalmente, aproveite e faça sua matrícula!”
Então: esse é o quadro da educação para esse início do ano letivo em Macarani.