Uma reportagem publicada recentemente no jornal O Correio da Bahia, chamou a atenção para o fato de que os rios que abastecem cerca de 200 municípios baianos estarem com o nível máximo de poluição permitida. O fato chamou a atenção do Vereador José Paulo Macedo (MDB), que nesta segunda-feira 22/02 fez sérias considerações sobre o assunto na Câmara De Vereadores.
“Segundo a reportagem que eu li no Jornal O Correio, o nível de poluição suportado dos rios é de grau 27, e fiquei sabendo que aqui em Macarani estamos no grau 25, quase no limite do suportável. Então, acho que precisamos pedir esclarecimentos ao SAAE, sobre esse assunto que é muito grave para a saúde da nossa população.” Disse o Vereador Zé Paulo.
E quando se fala no grau de poluição e envenenamento dos rios, não é só por conta dos coliformes fecais. Neste caso o perigo maior vem da utilização discriminada de inseticidas e herbicidas nas propriedades rurais que com as chuvas são jogados diretamente nos mananciais. Os demais Vereadores presentes na sessão, concordaram com a proposta de Zé Paulo em pedir esclarecimentos ao SAAE. Vejam o vídeo com o pronunciamento do Vereador.