No próximo domingo (31) o campeonato baiano intermunicipal de futebol amador estará de volta para agitar o interior baiano.O campeonato intermunicipal amador de futebol é considerado o maior do país e reúne cidades e as maiores seleções mais tradicionais que disputam o certame. A competição ficou parada durante dois anos por conta da pandemia da Covid-19, o último realizado foi em 2019 quando a seleção de Itamaraju sagrou-se a tetra campeã da competição na cidade de Itapetinga (foto). Este ano 50 seleções irão participar do campeonato e disputar o que este ano homenageia o ex-presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues que atualmente é o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Em edições passadas a competição já teve mais de 80 seleções que são divididas em grupos regionalizados. Na nossa região este ano somente a seleção de Itapetinga irá participar, aliás Itapetinga é a atual vice campeã chegando na final em 2018/2019 perdendo duas finais para Itamaraju.
O campeonato costuma revelar muitos craques durante a competição, nomes como o de Edílson Capetinha (Castro Alves), Júnior Nagata (Santo Antônio de Jesus), Bobô (Senhor do Bonfim), que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Bahia, Júnior Baiano (Poções), foi vice-campeão da Copa do Mundo de 1998 e Liedson (Valença), que se naturalizou português e disputou o Mundial de 2010 por Portugal. No grupo de Itapetinga ficaram as seleções de Itajuípe, Itabuna e Uruçuca e neste domingo a seleção da terra do boi gordo vai até Itabuna enfrentar os donos da casa na abertura.
O jogo será na cidade de São José da Vitória,e terá arbitragem de Maquisom Oliveira de Camacan, auxiliado por Rodnei Cardoso também de Camacan e Renato Figueredo Fontes de Itaju do Colônia.