Não são apenas as praças e jardins da cidade que estão sendo ocupadas por animais de grande porte que estragam o patrimônio público. Nos bairros periféricos onde existem muitos terrenos baldios em loteamentos, as pessoas correm perigo constante com animais bovinos que são colocados pelos proprietários, inclusive vacas paridas com bezerros novos para pastar como se fossem mangas de fazenda.
Na semana passada no Bairro Nova Macarani, uma criança foi atacada por uma vaca nelore, e foi atendida pelo SAMU sendo levada ao Hospital, com escoriações. No dia seguinte no mesmo bairro, um motorista acabou sendo abalroado ao bater de frente com outro animal tendo avariado o veículo que ficou com o capô amassado.
Em função da gravidade da situação, a Prefeitura decidiu que irá aplicar a Lei Municipal 334/2018 que determina a apreensão dos animais e o pagamento de multa para os proprietários dos mesmos. A medida será em ação conjunta das secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos.
“O problema exige solução imediata, já que vidas estão em risco. Claro que estamos neste momento anunciando a medida para que os donos desses animais possam estar cientes, mas já estamos procurando uma área a fim de que animais apreendidos fiquem guardados por um prazo máximo de 15 dias quando se não for buscado pelo dono irá a leilão.” Explicou Celmo Miranda Secretário de Agricultura.
SECRETÁRIOS CELMO E MARQUINHOS UNIDOS NA AÇÃO.
“A multa por animal será no valor de R$ 100,00cem reais, mas não será apenas a multa que após paga irá liberar o animal apreendido. O dono terá que apresentar o certificado de vacina expedidos pela ADAB. A gente espera que os proprietários desses animais que nunca aparecem quando ocorre um acidente par assumir a responsabilidade possam se conscientizar e tirar esses animais das ruas antes da implementação da Lei.”Disse o Secretário de Obras Marquinhos.