11 de maio é o 131.º (centésimo trigésimo primeiro) dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 234 dias para acabar o ano de 2021.
O Que é o Dia Nacional do Reggae?
A criação desse dia foi feita a partir da Lei 12.630 assinada por Dilma e publicada e publicada em 14 de maio de 2012. No texto da lei o Dia Nacional do Reggae é definido como um dia em que se deve homenagear o ritmo musical que foi difundido para todo o mundo por Bob Marley. Trata-se, assim, de uma celebração em que se busca exaltar o reggae e o músico.
Pode parecer um pouco estranho que a criação dessa data, mas deve-se observar que se trata de uma homenagem que tem caráter cultural e que visa fazer do reggae mais conhecido da população como um geral. Além disso, quem gosta desse estilo musical terá mais um dia para celebrar.
A Carreira de Bob Marley
Tido como o maior astro do reggae e do Terceiro Mundo, Marley, tem muitas músicas que são conhecidas em todo o mundo como “No Woman, No Cry”, “Three Little Birds”, “Jamming”, “I Shot the Sheriff” entre outras.
O sucesso do músico é tanto que a coletânea Legend, que foi lançada três anos depois que ele havia falecido e que conta com algumas músicas da sua carreira, é o álbum de reggae que mais vendeu na história e um dos mais vendidos álbuns em geral.
Vida Pessoal
O cantor foi casado com Rita Marley de 1966 até 1981, quando faleceu, e com ela teve quatro dos seus doze filhos, dois filhos são adotados. Rita era uma das I Threes que cantavam com os Wailers, o grupo com o qual Marley chegou ao sucesso internacional.
Alguns dos filhos de Bob seguiram carreira musical dentre os quais estão Ziggy e Stephen Marley que fazem parte da banda Melody Makers e Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley. Bob Marley foi eleito pela revista Rolling Stone como o 11° maior artista da música de todos os tempos e aqui no Brasil ele é homenageado no dia 11 de maio que agora é o Dia Nacional do Reggae.