
O levantamento da Real Time Big Data mostra que o vice-presidente do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, não perde em nenhum dos 3 cenários simulados para o governo da Bahia em 2026. No cenário que lidera, ACM tem 43% das intenções de voto, contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), com 36%, e Kleber Rosa (Psol) e José Carlos Aleluia (Novo), ambos com 2%. Nesse caso, os votos em nulo ou branco são 11% e os que não sabem ou não responderam somam 6%.

Em outro cenário, o ex-prefeito (40%) empata com Jerônimo (36%) na margem de erro. Em seguida, estão João Roma (PL), com 5%, Kleber, com 2%, e Aleluia, com 1%. No 3º cenário, há um empate entre ACM e o ministro Rui Costa: ambos com 42% das intenções de voto. São seguidos por Kleber e Aleluia, os 2 com 1%. No único cenário em que ACM não é considerado, Jerônimo empata com Bruno Reis, atual prefeito de Salvador, também do União Brasil.
A pesquisa entrevistou 1.200 eleitores nos dias 18 e 19 de setembro de 2025. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Eis a íntegra (PDF – 288 kB). REJEIÇÃO AOS CANDIDATOS A rejeição aos candidatos também foi analisada na pesquisa. O governador Jerônimo Rodrigues tem o maior índice: 48%. O menor é do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), com 32%. No único cenário em que foi considerado para o governo da Bahia, Reis somou 34% das intenções de voto, contra 38% de Rodrigues. AVALIAÇÃO DO GOVERNO – Em relação à aprovação do governo de Jerônimo Rodrigues, há um empate entre os que aprovam e os que desaprovam: ambos somam 49%. A maior parte dos eleitores consideram a gestão de Rodrigues como “regular”, seguidos por quem considera como “ruim/péssima”, com 29%. Entre os que consideram como “ótima/boa”, estão 27% dos baianos.














