Com uma trajetória que une experiência no setor produtivo e defesa da sustentabilidade, Isabela Suarez assume hoje a presidência da Associação Comercial da Bahia (ACB), tornando-se apenas a segunda mulher a ocupar o cargo em mais de dois séculos. À frente da mais antiga entidade empresarial das Américas, ela chega com a missão de reposicionar a ACB como agente ativo nos debates sobre o desenvolvimento econômico do estado. “A gente precisa estar na mesa das discussões”, diz.
Isabela destaca o desafio de reorganizar o setor empresarial e reforçar o papel das entidades independentes, que, segundo ela, foram perdendo espaço nas últimas décadas. “O sucesso da sociedade, e da classe empresarial, só se dará à medida em que a gente tenha mais capacidade de se organizar.”
Entre as prioridades da nova gestão está a revitalização do Comércio, ponto histórico de Salvador onde está sediada a ACB. A proposta vai além da articulação para apoiar a prefeitura na atração de novos negócios: inclui o restauro do prédio da associação e a defesa de incentivos para os comerciantes antigos. “Se queremos ser uma cidade turística e desenvolvida, precisamos saber de onde viemos — e o Brasil vem aqui do Comércio”, resume. Saiba mais na entrevista a seguir.