Desde a identificação do primeiro caso suspeito de Arbovirose no distrito de Itabaí, a Secretaria de Saúde realizou a testagem dos pacientes e encaminhou a equipe de Agentes de Endemias da Vigilância Epidemiológica para intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti.
As arboviroses, em geral, são vírus de doenças mantidas em ambiente silvestre, podendo ocorrer também em ambientes urbanos. Os arbovírus são vírus transmitidos pela picada de artrópodes (insetos) hematófagos (que se alimentam de sangue), como o Aedes aegypti. Mais de 210 espécies de arbovírus foram isolados no país, 36 relacionados com doenças em seres humanos.
As ações de combate e prevenção acontecem por meio de visitas às casas, educação nas escolas, orientação aos moradores sobre os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito e eliminar os possíveis criadouros e o bloqueio químico com a utilização de inseticida, para combater focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, Zica e chikungunya.
Em Macarani, Já foram realizados 5 (cinco) ciclos de aplicação do inseticida preconizado no protocolo da SESAB (Secretaria de Saúde da Bahia).
A Secretaria de Obras está trabalhando em conjunto com os Agentes de Endemias da Secretaria de Saúde, para realizar a limpeza dos quintais e ajudar os moradores a retirar os objetos que possam servir de criadouro para o mosquito, mas é necessário que os moradores autorizem a entrada das equipes no interior de suas residências.