

No dia 26 de março de 2021, um ato de irresponsabilidade quase destruiu uma arvore importante e centenária em Macarani, e a vítima do crime ambiental foi pé de Ipê que inclusive dá nome ao bairro Ipê Ville. O ato em si já configura vandalismo, irresponsabilidade e criminoso, porque é considerado crime ambiental. 
Questionado na época, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Diego Rocha, nos deu a seguinte declaração: “Já fizemos a nossa parte apagamos o fogo e registramos queixa, infelizmente ele já está comprometido estamos tomando as providências com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídrico (INEMA) para saber qual o meio legal em retirar pois está colocando em risco os moradores e a + Adicionar nova categoria população.” Declarou Dieguinho ao RGBAHIA.
Foi realizada a perícia técnica por parte dos órgãos competentes, e a árvore infelizmente foi condenada e nesta semana foi derrubada. Infelizmente o fato causou alvoroço e muito tititi nas redes sociais, e em virtude disso a Prefeitura de Macarani através da Secretaria do Meio Ambiente, decidiu emitir uma nota pública de esclarecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem por meio desta comunicar que, após a análise do parecer técnico 001/2022, se fez necessário o corte da árvore de espécie Ipê, localizada no bairro Ype Ville, uma vez que oferece risco para os moradores e vizinhança, já que a árvore é de grande porte, e, caindo, pode vir atingir residências, podendo causar danos diversos, inclusive óbitos.
Recentemente, mais precisamente na data de 26/03/2021, esta árvore foi acometida de um crime ambiental, na qual foi ateado fogo no tronco. A Secretaria de Meio Ambiente, quando soube do crime, prestou atendimento junto com caminhão pipa do Município, apagando o fogo ateado sobre a árvore. Além dessas providências, o fato foi noticiado à autoridade policial, na mesma data. Diante da situação do crime ambiental ocorrido, a árvore ficou seriamente danificada, comprometendo sua estrutura de fixação pelo tronco.
Devido ao fogo, o tronco de madeira foi transformado em carvão, causando uma abertura interna no tronco, a qual chega de um lado ao outro da árvore, sendo necessário informar que o tronco mede, aproximadamente, de 2,30 m (dois vírgula trinta metros) de circunferência, e está totalmente comprometido na sua estrutura interna, além de estar oco e transformado em carvão, não tendo, portanto, estrutura de suporte no referido tronco, comprometendo a segurança e a integridade dos moradores da vizinhança, bem como de transeuntes.
Foi determinada a emissão do presente parecer técnico, realizado pelo engenheiro ambiental Sr. Carlos Leôncio Souza Costa, para que fosse submetido à apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CODEMA, que por unanimidade aprovou a sugestão do parecer no corte da árvore.
As parte cortadas e aproveitáveis da árvore serão armazenadas e terá utilização em necessidades do município, como manutenção e em construções em praças e prédios públicos.
A Secretaria de Meio Ambiente já viabiliza ações de reparação, como em primeira ação a plantação de 60 mudas da espécie Ipê, no entorno da praça configurada no terreno do bairro, assim como, a conscientização e confecção de espaço no referido bairro em alusão ao Ipê que tanto representa a localidade.
A Secretaria também reitera os cuidados e ações tomadas para a preservação de árvores e espaços verdes do município, contando com a colaboração da população.