Nos últimos quatro anos, o Vereador Jucilande Rocha (PL), tinha quase que como um mantra a cobrança por uma solução para o problema da limpeza pública de Itabaí, onde o lixo recolhido durante a semana era jogado em um grotão que além de provocar desastre ambiental poderia provocar uma tragédia, sem falar que a própria limpeza diária das ruas não era eficiente.
Em pouco menos de dois meses após assumir a Prefeitura, a Prefeita Selma Souto e sua equipe já encontraram na simplicidade de fazer o certo a solução para o problema. Sem local e condições higiênicas para depositar todo o lixo produzido no Corgão em área no próprio Distrito, hoje a caçamba de coleta vai a Itabaí duas vezes por semana na segunda e quinta-feira e faz a coleta regular.
Nos dias que não tem coleta, a Gari e Administradora de Itabaí, Lidiane Nascimento Almeida, requisitou a Prefeitura tonéis que ficam em local fora do perímetro urbano e onde são depositados os resíduos até a volta da caçamba. “Estamos também fazendo campanha junto aos nossos moradores e visitantes, para que colaborem com a limpeza, não jogue lixo nas ruas e facilitem o trabalho dos nossos garis que são poucos. Também pedimos aos moradores que não deixem o lixo fora dos tonéis, a fim de evitar que animais espalhe no meio da estrada e das ruas.”
Vereador Jucilande, Prefeita Selma e Lidiane.
Lidiane informou que em breve com a disponibilidade de mais caçambas na frota da Prefeitura, a coleta deverá acontecer três vezes por semana reduzindo a necessidade de utilização dos tonéis. Mesmo com a coleta sendo realizada pela caçamba apenas dois dias na semana, se houver consciência dos moradores a limpeza de Itabaí vai funcionar melhor do que antes quando até para limpar os sanitários públicos a responsável tirava do próprio salário para comprar o material de limpeza.