Nesta quinta-feira 21/10, aconteceu a sessão semanal ordinária da Câmara de Vereadores de Macarani. E foi a sessão com o maior número de público presencial desde de março de 2020 quando iniciou a pandemia de Covid 19 e naquela época foi suspensa a presença de público nas sessões do Legislativo Municipal, e também foi o maior público desde que as sessões voltaram a ser abertas ao povo.
E não foram os tradicionais freqüentadores que deram essa alegria e grata surpresa aos vereadores. Quem esteve ontem na sessão, foi surpreendido com a presença de uma turminha bem jovem, mas bem conhecida da população macaraniense por conta dos seus passeios noturnos pedalando suas bicicletas.
Isso mesmo: quem lotou a sessão ordinária da Câmara de Vereadores foram os jovens integrantes do grupo de ciclistas “Os Vaga-Lumes” que foram acompanhados dos monitores Arthur Meira, Maurício Santos e de alguns pais que foram juntos com os filhotes amantes do pedal.
Mas, a ida dos vaga-lumes a Câmara não foi apenas por interesse em assistir os trabalhos do Legislativo. Antes de ir a sessão, eles haviam se reunido durante a semana com a Vereadora Pauline Porto, que intermediou a visita depois de ouvir algumas reivindicações da categoria.
Eles utilizaram da Tribuna Livre para fazer várias reivindicações aos Vereadores pedindo apoio a segurança para os ciclistas, porque alguns até já sofreram agressões e risco de atropelamentos durante os passeios. Mas o principal pedido foi apoio para que a Prefeitura Municipal venha a construir bicicletários (área reservada para estacionamento das bicicletas) dentro das dependências das escolas do Município.
Segundo o jovem Pedro Passini de 11 anos, que falou em nome do grupo: “todos nós temos a maior vontade de ir as nossas escolas com as nossas bicicletas, mas infelizmente não temos um local seguro para guardá-las e alguns já de nós que tentaram já tiveram suas bicicletas furtadas.”
Como resposta positiva, a Câmara com todos os vereadores se comprometeu a fazer um pedido coletivo(assinado por todos), que será enviado a Prefeita pedindo a instalação do equipamento solicitado. Confiram no vídeo, o que foi pedido e a resposta da Câmara com as palavras do jovem Pedro e do Presidente Marlon Sousa.