REVISTA

GERAL BAHIA

SEM TRÉGUA – Governo do Estado realiza capacitação de profissionais para o combate de arboviroses na Macrorregião Sudoeste.

Em nova ação em combate às arboviroses na Bahia, após a divulgação de números animadores da redução dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus, o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira (17), o Seminário ‘Ações de Enfrentamento das Arboviroses na Macrorregião Sudoeste’, realizado nas cidades de Guanambi, Brumado e Vitória da Conquista, onde aconteceu abertura do evento, no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O seminário, que é um curso de capacitação que acolhe profissionais de saúde dos 74 municípios da Macrorregião Sudoeste, acontece de 17 a 21 de março, e é dividido em dois núcleos de ação: manejo clínico e controle vetorial.

 

 

Na capacitação do manejo clínico, médicos e enfermeiros de unidades assistenciais públicas e privadas da região terão um treinamento sobre identificação de sinais de alerta, tratamento de casos graves e monitoramento de óbitos em cenários de epidemia de arboviroses, com uma palestra de Antônio Bandeira, infectologista e referência técnica da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) em arboviroses e doenças contagiosas.

Paralelamente a essa ação, ocorrerá a capacitação sobre controle vetorial, voltada para supervisores de campo e coordenadores de endemias dos municípios da região. Em cinco dias de atividade, a formação abordará estratégias de combate ao mosquito, técnicas de borrifação, bloqueios mecânicos e o uso correto de inseticidas e equipamentos de controle. “É muito importante que, dentro de uma estratégia de combate a arboviroses, trabalhemos com ações diversificadas, que vão da prevenção à identificação de casos, classificação de risco e tratamento adequado aos pacientes. Essa ação do Governo do Estado aqui na Macrorregião Sudoeste, que envolve profissionais de todo o sistema de saúde, público e privado, é mais uma ferramenta essencial para que mantenhamos a queda nos números de casos e óbitos, sobretudo relacionados à dengue entre 2024 e 2025”, avalia o subsecretário da Sesab, Paulo Barbosa, que esteve presente na mesa de abertura do evento.

Por videoconferência, a secretária de saúde do Estado, Roberta Santana, também participou da abertura do seminário, e destacou a importância do trabalho conjunto das gestões municipais, do Governo do Estado e do Governo Federal, para um melhor funcionamento das ações de combate às arboviroses.

Fonte: Ascom/Sesab

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES