SEM EDITAL NÃO TEM CONCURSO – Não tem nada publicado, não tem fala da Prefeita, mas já te gente oferecendo cursos para concurso público em Macarani e até cobrando mensalidades.
Nos últimos dias, mas intensamante na última ouvimos muito se falar em concurso público da Prefeitura Municipal de Macarani, e inclusive já com anúncio de cursos preparatórios de ordem particulares e com os professores já cobrando mensalidades antecipadas e até com pagamento total ou prcelado via cartão de crédito por parte dos interessados. Então decidimos nos aprofundar mais um pouco no assunto e veio a pergunta: Pode haver concurso sem edial?
E a resposta é não. Concursos públicos não podem ser realizados sem que o edital seja publicado, pois ele é a lei do concurso. O edital é o instrumento que vincula a administração pública e os candidatos, estabelecendo todas as regras do certame, como as vagas, os requisitos, as datas e as matérias a serem cobradas. Sem a publicação do edital, (e Macarani não saiu ainda),não há um concurso, nem regras para ele.
E fomos um pouco mais em busca de informações, e descobrimos que até o momento o que existe é uma portaria nomeando os membros da “Comissão do Concurso”, o que não quer dizer se o concurso será essa semana, esse mês ou mesmo se teremos concurso ainda este ano em Macarani. E para esclarecer mais é o seguinte: O papel de uma comissão de concurso público é planejar, coordenar, fiscalizar e acompanhar todas as etapas do processo seletivo, desde a elaboração do edital até a homologação do resultado. Ela atua como um grupo de servidores do próprio órgão responsável pelo concurso, que garante que todas as regras sejam seguidas, que a escolha da banca organizadora seja feita corretamente e que a execução do certame ocorra de forma justa e transparente.
Portanto fiquem atentos. Os cursos preparatórios são importantes sim, e, não existe nada de ilegal. Mas, sem uma certeza de quando será realizado é preciso ter muito cuidado na hora de comprometer seu orçamento com algo que não sabe se vai mesmo acontecer por agora ou sequer se vai mesmo ser realizado pela gestão atual.