
O cidadão olha pro céu, agradece a Deus por mais um bom ano de chuva e pensa: “esse ano não iremos ter problema de abastecimento de água, chove bastante e estamos garantidos.”
Infelizmente não é assim que a banda toca, há mais de sete anos que Macarani e a região vem tendo ciclos regulares de chuva de acordo as estações, a natureza tem feito sua parte. Mas, infelizmente a ação do homem e no caso específico a falta de ações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Macarani, não contribuem para que esse pensamento positivo se concretize.
Em outubro de 2018, o RGBAHIA, mostrou através de uma matéria especial a situação da barragem construída sobre o Rio Manjerona, e que naquela época já era uma peneira cuja água escorria pelos buracos e deixava o abastecimento da cidade comprometido, enquanto a água da pingadeira que consumiu milhões de reais tinha abastecimento de sobra para uma cidade de cem mil habitantes e nunca funcionou para Macarani. Reveja a matéria clicando aqui: http://revistageralbahia.com.br/2018/10/15/documentario-especial-rgbahia-tvweb_15/
E nesta terça-feira, 12, o SAAE de Macarani, nos enviou uma nota para que informasse a população com o seguinte comunicado:
“O SAAE, SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO de Macarani-Ba, avisa aos clientes e consumidores que em razão das altas temperaturas, do alto consumo e do crescimento populacional, o sistema de tratamento não consegue tratar a quantidade de água suficiente para o abastecimento, em razão dos equipamentos velhos e subdimensionados, além de operar por mais de 20 anos com a mesma bomba de captação. Neste momento estamos operando quase 24h para equilibrar o abastecimento, bem como, buscando soluções para os problemas deixados pelas administrações anteriores. Por isso solicitamos a todos que aumentem os reservatórios de água e façam o uso da mesma de forma consciente.”
O SAAE conta com a compreensão de todos.
