Na manhã da última terça-feira, 17/11/2020, equipes da Polícia Civil da Bahia – 21ª Coorpin-Itapetinga, sob o comando do DPC, Delegado de Polícia Civil Roberto Júnior, Coordenador Regional e do DPC Irineu Andrade, que responde pela DT de Maiquinique, o apoio do DPC José Robson, Plantonista e do DPC Roberval Nolasco, Titular da DT de Macarani, com Policiais Civis, em operação de combate a crimes de trânsito, deram cumprimento a dez Mandados de Buscas expedidos pela MM Juíza da Vara Crime da Comarca de Macarani nos autos do Processo nº 8000380-91.2020.805.0155.
A expedição dos mandados de buscas foi requerida pela Autoridade Policial após a constatação de um elevado número de mortes por atropelamentos no município, objetivando a identificação das pessoas que integram um grupo de motociclistas que vem utilizando a Rodovia BA 270, nas imediações da cidade de Maiquinique, para a prática de manobras exibicionistas e disputas de corridas, expondo a riscos a integridade física própria e a de terceiros, já tendo ocasionados nos últimos dois anos pelo menos duas mortes no local e outras duas nas ruas da cidade, onde as manobras e excessos de velocidades também costumam acontecer.
Como resultado da operação, foram apreendidas oito motocicletas usadas pelos investigados e vários aparelhos de telefones celulares contendo arquivos gravados por eles com as manobras que praticam e competições que promovem. Também foram conduzidas para oitiva cerca de dez pessoas que participam diretamente dos crimes de trânsito e também que incentivam ou propagam as ações, divulgando em redes sociais enaltecendo as práticas ilegais.
A prática de manobras exibicionistas ou disputas de corridas em vias públicas são previstas como crimes no art. 308 do Código de Trânsito Brasileiro, com pena que varia entre 06 meses e 03 anos de detenção, para os casos mais simples, podendo chegar a pena de até 06 ou 10 anos de reclusão para os casos em que resultar lesões corporais ou morte, respectivamente.
