REVISTA

GERAL BAHIA

RESPOSTA AO DESRESPEITO – Filho de Macarani, atualmente em Belo Horizonte, jovem responde em artigo ao Secretário de Esportes sobre os Professores.

As palavras viralizadas nas redes sociais e publicadas pelo RGBAHIA, de um diálogo do Secretário Municipal de Esportes,Vivaldo Neto, causou muita revolta e gerou muitos comentários. Mas, o mais contundente com certeza foi o de Celso Amaral (filho de Dona Rita Zeladora), integrante da família Gancho, uma das mais tradicionais família de Macarani.

Celso mora atualmente na capital mineira, Belo Horizonte, e escreveu o seguinte artigo que foi enviado ao RGBAHIA.

CARTA ABERTA AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ESPORTES DE MACARANI

Celso Amaral em resposta ao Secretário Municipal de Esportes de Macarani.

“Minha mãe uma vez me disse em uma das ocasiões que em reclamei de um professor ser ruim, que não existem professores ruins, se você for um bom aluno. Meu Histórico Escolar não é repleto de notas máximas, mas me orgulho bastante nos números ali registrados. E é lamentável, ver alguém que sequer sabe usar uma vírgula para dar sentido à frase, questione a qualidade e o valor dos professores de Macarani. Seria incrivelmente irônico, se não fosse imensamente trágico. Afinal, não se trata de um cidadão qualquer, trata-se de um secretário municipal!”

“Qualquer aluno que tenha estudado com Gilson Vilela, sabe minimamente que Gramática, é o conjunto de regras que ensinam como utilizar corretamente um idioma. Talvez o referido secretário devesse se sentar em uma carteira para entender esses conceitos tão básicos. Macarani já produziu, advogados, médicos, engenheiros, gestores, comerciantes, zootecnistas, psicólogos, administradores, e onde estão todas essas personalidades tão excelentes? Você pode perguntar, e eu posso lhe responder: os que não estão em Macarani, se encontram espalhados pelo Brasil, levando o nome dessa cidade tão ímpar e maltratada e tornando-a conhecida. Toda essa grandeza, não coube nos metros quadrados de Macarani. E sabe a origem de toda essa imensidão, Sr. Secretário? As salas de aula.”

“Vi um comentário seu em uma conversa, que ensinar, pode ser feito em casa. Não discordo totalmente de sua fala. Mas faço uma humilde ressalva, se o Sr. não consegue enxergar o mérito dos professores de seus filhos, então, talvez tenha acompanhado pouco de sua trajetória escolar, o que já é um indicador que a educação que estes receberiam em casa, já não seria das melhores.”

“Costumeiramente nas redes sociais, quando as pessoas vêm algo que as arrebata, postam com a seguinte legenda: “Eu amo (objeto) e irei protegê-lo”. Permita-me Sr. secretário parafrasear tal forma de expressão moderna, da seguinte forma: EU AMO OS PROFESSORES DE MACARANI E IREI DEFENDÊ-LOS.”

“Professores esses, Sr. secretário, que são os responsáveis diretos pela formação de cidadãos no ambiente cultural, infelizmente, limitado de Macarani. Em meados de 2005 alguns professores mobilizaram alunos para arrecadar alimentos para enviarmos para o Rio Grande do Sul, para atender às famílias vítimas de um desabamento. Onde estava o Sr.? Durante as Feiras Culturais e Gincanas das quais participei, reformamos carteiras danificadas (dever esse da Secretaria de Educação, não?), recolhemos pneus para além de combater a dengue (dever da Secretaria de Saúde) serem usados nas instalações da Creche do Guarujá (dever da Prefeitura, ou estou enganado?). Sempre motivados por esses mesmos professores que disse estarem paralisados para fazer corpo-mole. Somente nessas ações, professores proveram para a cidade muito mais que a prefeitura e seus secretários. Então, Sr. Secretário, revise seus conceitos. Pois Secretários mudam a cada quatro anos, mas os professores, esses permanecem.”

E antes que eu me esqueça:

#respeiteoprofessor

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OFICIAL DA OTO
CLÍNCA OTONEURO - SUA SAÚDE EM BOAS MÃOS
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
995bf7d8-6fed-4af4-8378-8d8baa233768
LUGAR DE GENTE FELIZ!
6e381cab-6efa-4067-b56d-7e44a24a8a39
O LABORATÓRIO DA SAÚDE REGIONAL