

Durante oito dias entre 09 e 17 de março, árbitros do Brasil selecionados pelas federações de futebol dos estados estiveram reunidos na cidade de Águas de Lindoia em São Paulo. Mas quem pensa que eles foram curtir as águas de Lindoia se engana redondamente, os caras do apito foram participar do X (décimo) curso de capacitação promovido pela Escola Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
Segundo Eziquiel Sousa (Zico), foram oito dias de intensa atividade onde um dos o focos principais do curso foi o uso do VAR que é hoje ferramenta obrigatória em jogos dos campeonatos estaduais e nacionais. “Foram oito dias em que a gente não tinha tempo para nada, as atividades começavam as 08h30 da manhã, meio dia intervalo para o almoço, e terminavam as 22h30. Somente estudo e concentração porque cada vez mais se cobra eficiência dos árbitros e menos erros da arbitragem brasileira com o uso mais rápido e eficiente do VAR.” Informou Eziquiel ao RGBAHIA.
O curso contou com árbitros e assistentes indicados pelas federações estaduais com participação de 60 árbitros de todo o Brasil e 18 instrutores. A FBF Federação Baiana de Futebol enviou quatro árbitros que foram: Eziquiel Sousa Costa de Macarani, Irinaldo Jorge, Josué Reis e Daniela Coutinho.
