Na noite deste domingo,20, fui acordado por volta das dez horas da noite com o barulho de um som automotivo que passava pela minha rua, tocando em alto volume um jingle que trazia repetidamente o número de um dos partidos envolvidos na disputa eleitoral em Macarani. O alto volume além de me tirar o sono, me levou a buscar informações sobre a propaganda eleitoral que só começará dia 27 de setembro, próximo domingo em todo o Brasil.
Hoje cedo nossa produção entrou em contato com o Cartório Eleitoral, onde conseguimos falar com a Chefe Magda Lins, onde ela nos esclareceu alguns pontos já definidos, mas também reconheceu que ainda há muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas devido ao ano eleitoral atípico que estamos vivendo por conta das muitas regras modificadas em função da pandemia do Covid 19.
É preciso que candidatos e simpatizantes tenham muito cuidado! A propaganda eleitoral está marcada para começar no próximo domingo dia 27, mas carros de som já estão proibidos, e basta uma gravação em vídeo de atitude ilegal para que gere processo na Justiça Eleitoral. Em Maiquinique por exemplo: quatro candidatos já estão encarando processo por conta de violar a Lei Eleitoral.
Inclusive nós profissionais de Imprensa eletrônica, estamos precisando e muito de orientação sobre como proceder em nossas publicações, como tratar cada candidato a vereador, cada chapa majoritária. Mais do que nunca precisamos daquela tradicional e protocolar reunião com a Juíza, para que possamos ter ciência do que podemos fazer.
Acreditamos que no decorrer desta semana teremos esse importante encontro com a Dra. Gisele Fátima Guimarães.