Pouco mais de 12 horas após o Prefeito Miller Ferraz anunciar em seu perfil no Facebook o primeiro caso confirmado de uma pessoa infectada pelo coronavírus em Macarani, e quatro horas após o Prefeito fazer uma live e um pronunciamento em uma emissora de rádio da cidade, anunciando novas medidas de combate a prevenção e infestação da doença, o Prefeito voltou as redes sociais, especialmente ao seu perfil no Facebook para anunciar a morte do senhor de 79 anos que estava internado em Vitória da Conquista.
Infelizmente postagem do Prefeito no Face é novamente muito sucinta e sem informações mais precisas sobre a vítima. Tudo que ele informa além do que havia sido publicado ontem a noite, é que se trata de um senhor de 79 anos: “Com bastante pesar comunicamos a primeira morte de um morador de Macarani por coronavírus. Um paciente de 79 anos. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos. Reforço que não há razão para pânico, mas é fundamental que todos entendam a complexidade dessa pandemia. Precisamos continuar SIM com as medidas restritivas, ações responsáveis e com coerência. Desde antes o primeiro caso diagnosticado em Macarani, a gestão já vem anunciando diversas ações de prevenção e combate ao vírus Não mediremos esforços para continuar protegendo a vida da nossa população.”
Só para destacar, até hoje o RGBAHIA nunca recebeu qualquer informação oficial da assessoria de comunicação do município nem da Secretaria da Saúde, sobre qualquer coisa que diz respeito ao coronavirus. Apenas baseamos nossas informações no que o Próprio Prefeito publica ou depoimento de internautas enviados ao site ou ainda publicado livremente nas redes sociais. Mas já apuramos que o senhor citado na postagem do Prefeito era morador do Bairro Novo Guarujá em Macarani, seu Júlio Silva, tinha 79 anos e é pai do jogador de futebol conhecido por Telo, que inclusive já defendeu a Seleção de Macarani no Intermunicipal e sogro de Nego de Mimoso, jogador de futebol e também da seleção.
Conforme anunciado pelo próprio Prefeito, algumas medidas que há muito tempo vinham sendo reivindicadas pela população como preventivas, agora se tornam emergenciais. Entre elas o reordenamento das barracas da feira livre e até a instalação de lavatórios públicos no entorno do Mercado Municipal com material de higienização, medidas simples que precisou ser confirmada a primeira vítima para que fossem adotadas.
A dúvida continua: ainda na manhã de hoje, uma neta do senhor que foi vitimado pela doença contestou a informação do Prefeito também no Facebook e um áudio que viralizou nas redes sociais, também levanta a possibilidade de que o paciente pode ter sido infectado em Vitória da Conquista e neste caso não seria um problema proveniente de Macarani. Seja como for, a situação para os próximos dias é delicada e exige ainda mais cuidados e medidas mais rigorosas do Prefeito e sua equipe e de saúde.