Por decreto, votado favoravelmente na manhã deste sábado 23 pela Assembléia Legislativa do Estado, o Governador Rui Costa determinou a antecipação dos feriados de 24 de junho (São João) e 2 de julho (Independência da Bahia) para os dias 25 e 26 de maio em todo o Estado. Para a quarta-feira (27), o Governo do Estado deixou a critério dos municípios com mais de cem casos de coronavírus, a indicação de feriado municipal.
Destacando que os dois dias de feriados valem para todo o estado, e por isso o comércio não está autorizado a funcionar. As agências bancárias não estarão funcionando, e na capital Salvador apenas a Caixa Econômica Federal irá abrir as portas exclusivamente para pagamento dos benefícios de auxílio emergencial.
Em Vitória da Conquista, atendendo a liberdade do ponto facultativo O Prefeito Herzem Gusmão, após ouvir o Comitê, anunciou que enviou à Câmara de Vereadores ainda ontem projeto de Lei que antecipa o feriado municipal de 15 de agosto, Dia da Padroeira da Cidade, para a próxima quarta, 27 de maio. A medida tem por objetivo aumentar o isolamento social e, como consequência, diminuir a circulação do vírus no município.
É sem dúvida nenhuma uma surpresa para todos os baianos. Com certeza agradável para quem já está descansando em algum lugar no final de semana e teria que voltar ao trabalho na próxima segunda-feira, mas infelizmente para o comércio não é nada bom já que ninguém estava preparado para fechar as portas por dois dias praticamente sem aviso prévio.
Em Macarani o expediente dos órgãos públicos não estará funcionando, apenas serviços essenciais como Hospital estarão disponíveis. Em contato com o RGBAHIA, o Presidente da Câmara de Vereadores Marlon Sousa, informou que ainda não decidiu se irá manter o retorno dos trabalhos para esta segunda-feira, pois irá consultar a mesa diretora. Mas, em se tratando de feriado decretado pelo Governador do estado é natural que o Legislativo Municipal acate o decreto governamental e adie o retorno as atividades.