A respeito da matéria publicada nesta quarta-feira pelo RGBAHIAsobre o Vereador Janilton Alves e o Secretário de Saúde Gerson Ferraz, o Delegado de Polícia de Macarani, Dr. Roberval Nolasco Hora das Neves, titular da Delegacia Territorial, fez questão de esclarecer o papel da Polícia na defesa do cidadão e da sociedade buscando combater o crime na cidade. A nota do Delegado foi muito em função de uma publicação de outro veículo de comunicação, em que o editor diz que o Secretário de Saúde Gerson Ferraz, quando presta queixa contra alguém na Delegacia, o faz com a intenção de intimidar seu desafeto ou adversário.
Como intimidar o cidadão não é o papel da Polícia, e, na verdade o papel é justamente deixá-lo tranqüilo e em segurança, o Dr. Roberval Nolasco agradeceu a menção elogiosa ao seu nome e ao seu trabalho na matéria do RGBAHIA e emitiu a seguinte nota de esclarecimento abaixo.
“Em relação a essa matéria, gostaria de agradecer a menção elogiosa e aproveitar desse espaço democrático pra fazer um esclarecimento, até porque, tratando desse mesmo tema, um blog de Macarani disse que o autor da queixa pretendia usar da polícia pra intimidar os adversários. Recorrer a polícia, na verdade, é recorrer ao poder judiciário e é um direito que assiste a qualquer brasileiro, independentemente de cargo ou função que ocupe,desde que se sinta prejudicado em seus direitos. A polícia, nesses casos, não decide nada,apenas formaliza a queixa e reporta os fatos a quem de direito, o poder judiciário, único a quem compete reconhecer ou negar o direito do queixoso.”
“ A polícia é um órgão de Estado, todos que vão a delegacia são tratados de forma urbana e cortês,portanto,não intimida ninguém, não é a santa inquisição na idade média, mas tão somente a porta de entrada do sistema judiciário penal e qualquer cidadão brasileiro, que se sinta prejudicado em seus direitos,sua honra ou seja vítima de qualquer outra forma de crime, não apenas pode,como também deve recorrer a polícia, posto que esse seja o caminho adequado para encaminhar a solução legítima dos conflitos.”
Aí então as palavras do Dr. Roberval Nolasco na nota enviada ao RGBAHIA,com esclarecimentos para a sociedade macaraniense.