Sem dúvidas a rapidez da ação da Polícia foi fator determinante para a captura e prisão em flagrante de, José Carlos Rocha Oliveira, autor do assassinato do Vigilante Noturno, Valdete Santos (Dete Vigia) morto a pauladas pelo homicida dentro da própria casa.
Logo após o assassinato, a Polícia agiu rápido e José Carlos foi preso em flagrante ainda no centro da cidade na madrugada desta quinta-feira 27, logo após cometer o assassinato, quando tentava conseguir um transporte para fugir do flagrante.
Segundo informações do Delegado de Polícia Civil, Dr. Roberval Nolasco: José Carlos, que conhecia a rotina de trabalho da vítima como vigilante noturno, chegou em casa do mesmo na mesma hora em que Dete Vigia retornava de uma ronda na madrugada. Parando na porta da casa da vítima ele pediu um copo com água, tomou e fingiu que ia embora. Logo em seguida após Valdete sair de casa, o mesmo foi surpreendido com os golpes de porrete e foi morto sem piedade, fato presenciado pela esposa Edimária, que é ex-companheira do assassino.
Preso em flagrante, José Carlos Rocha Oliveira, confessou na Delegacia que agiu por ciúmes, uma vez que não se conformava com a separação da ex-mulher com quem vive brigando pela guarda da filha menor, fruto da união que não deu certo.