Em regime de urgência urgentíssima (sem passar por todos os trâmites nos prazos regimentais), os Vereadores aprovaram nesta segunda-feira 21/09 o Projeto de Lei 0039/2020, de autoria do Executivo que permite a Reconstrução do Sistema Municipal de Cultura do Município de Macarani. Esse projeto irá permitir que a os artistas estejam aptos a receber os recursos disponibilizados pelo Governo Federal como auxílio emergencial aos artistas que ficaram sem renda estão sendo prejudicados pela pandemia do Covid 19 que os deixaram sem atividades.
A reconstrução do Sistema Municipal de Cultura irá possibilitar também a criação do Conselho Municipal de Cultura. Os vereadores aprovaram por unanimidade, o projeto com caráter de urgência urgentíssima. Como é um projeto muito complexo para ser explicitado aqui, oRGBAHIA deixa para os internautas um vídeo da explanação feita pelo Presidente da Câmara Marlon Sousa e da leitura do ofício do executivo feita pelo Segundo Secretário Járbio Nascimento.
O projeto agora será sancionado pelo Prefeito, os artistas serão convocados a fazerem algum tipo de cadastramento e os recursos virão, não só para cantores, músicos e compositores, mas em todas as áreas de abrangência artística cultural. Na verdade, Macarani está atrasada no processo, já Maiquinique que aprovou o projeto desde julho está bem adiantada e pode até servir de modelo para a implantação do programa por aqui.