No último dia 04 de abril foram encerradas as filiações partidárias de quem deseja ser candidato nas próximas eleições municipais, e também foram encerradas as possibilidades de mudança de partido para que já ocupa um cargo e deseja disputar uma possível reeleição no próximo dia 04 de outubro seja para prefeito, vice ou vereador.
E os atuais vereadores como ficaram? Será que se mantiveram nos partidos pelos quais foram eleitos em 2016, ou decidiram buscar agremiações mais de acordo com suas idéias amadurecidas ou modificadas nestes três anos e quatro meses de mandato? O RGBAHIA como sempre foi em busca das informações e descobrimos que houve quem se manteve onde estava e muita gente que migrou de onde conseguiu a eleição para outra sigla partidária.
Quem ficou onde estava:Os Vereadores Marlon Sousa, André Ferraz e Zé Paulo ficaram onde foram eleitos, ou seja: no MDB Movimento Democrático Brasileiro. Rubenaldo Wagner Ribeiro também fiel aos anos de filiação partidária continuou onde sempre esteve no PP Partido Progressista. Edmilson Lima, também foi um dos que preferiram ficar onde estava inclusive para não perder o seu próprio partido o PR Partido Republicano do qual é o presidente local. Então esses foram os que ficaram no mesmo partido em que foram eleitos em 2016.
Quem saiu de onde estava: Os Vereadores Járbio Nascimento que foi eleito pelo PSD, Jorge Motos que foi eleito pelo PL e Robério Roldão queque foi eleito pelo PP de Nogueira trocaram e buscaram abrigo no PR de Edmílson Lima. Já o Vereador Gláuber Costa que não deverá ser candidato a reeleição e foi eleito pelo PODEMOS, decidiu ser o expoente principal do seu novo partido e saiu do PODEMOS para assumir a presidência do PDT Partido Democrático Trabalhista.
Já os Vereadores Janilton Alves eleito pelo DEMDemocratas e Jucilande Rocha, eleito pelo PSD migraram para o PL Partido Liberal que tem Abraão Lacerda como Presidente local e Zé Rocha na nacional e que recebeu Zeneldo Matos a convite do Deputado Federal.
E assim está agora partidariamente composta a Câmara com as seguintes siglas representadas: PR com quatro vereadores, PMDB três vereadores, PL dois vereadores, PP e PDT com um vereador em cada partido.