REVISTA

GERAL BAHIA

O PERIGO MORA AO LADO – Barragem em Maiquinique é interditada por oferecer riscos maiores que as de Brumadinho e Mariana que causaram tragédias em Minas Gerais.

Quando ocorrem tragédias como as que aconteceram nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana, que foram soterradas pelo rompimento de barragens que continham rejeitos de mineração, a comoção atinge a todos. Mas como não é próximo da nossa casa ou não temos parentes na área, o sentimento passa tão logo os noticiários arrumem outro assunto para nos distrair.

Maiquinique está em situação de risco.

Mas, e quando o fato bem ao lado de casa? Aí a coisa muda de figura. Falando nisso: o perigo está mesmo ao lado nesta semana foi tomada uma ação preventiva muito importante para preservar a cidade de Maiquinique de uma tragédia futura.

A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) interditou, nesta segunda-feira (9), instalações e locais de trabalho de uma barragem de rejeitos de mineração no município de Maiquinique,  por risco de rompimento e inundação.

A interdição foi decretada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que classificou a barragem como categoria de risco alto, tornando a represa uma das três de maior ameaça no país. As barragens de Brumadinho e Mariana, onde aconteceram as tragédias que deixaram centenas de mortos em Minas Gerais eram consideradas de risco baixo.

Ainda em construção, mas já interditada pelo alto risco.

O perigo foi avaliado por auditores-fiscais que constataram a gravidade iminente de acidente de trabalho, que pode resultar em morte ou lesão grave à integridade física ou à saúde de cerca de 150 trabalhadores.

De acordo com o relatório técnico de interdição emitido pelos auditores, entre os problemas de segurança e saúde no trabalho está a falta de instrumentos para monitorar a barragem, que tem sinais de falha da estrutura.

O relatório diz ainda que a mineradora Grafite do Brasil tem conhecimento de todas as irregularidades encontradas no local e deixa de adotar as medidas corretivas necessárias. Segundo a SRT, essas medidas são apontadas nas fichas de inspeção feitas por um engenheiro empregado da própria mineradora.

A mineradora Grafite do Brasil é formada pelas empresas Samaca Ferros Ltda e Extrativa Metalquímica S/A. 

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES