Quando ocorrem tragédias como as que aconteceram nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana, que foram soterradas pelo rompimento de barragens que continham rejeitos de mineração, a comoção atinge a todos. Mas como não é próximo da nossa casa ou não temos parentes na área, o sentimento passa tão logo os noticiários arrumem outro assunto para nos distrair.

Mas, e quando o fato bem ao lado de casa? Aí a coisa muda de figura. Falando nisso: o perigo está mesmo ao lado nesta semana foi tomada uma ação preventiva muito importante para preservar a cidade de Maiquinique de uma tragédia futura.
A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) interditou, nesta segunda-feira (9), instalações e locais de trabalho de uma barragem de rejeitos de mineração no município de Maiquinique, por risco de rompimento e inundação.
A interdição foi decretada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), que classificou a barragem como categoria de risco alto, tornando a represa uma das três de maior ameaça no país. As barragens de Brumadinho e Mariana, onde aconteceram as tragédias que deixaram centenas de mortos em Minas Gerais eram consideradas de risco baixo.
