REVISTA

GERAL BAHIA

O GRANDE DESAFIO PARTE V – Sem recursos do município e com verbas travadas Secretaria de Obras fez milagres.

Uma das secretarias de maior relevância na administração pública sem dúvidas é a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que no caso de cidades pequenas acaba sendo também controladora dos departamentos de transporte e limpeza urbana. Mas, para funcionar bem é preciso ter recursos e equipamentos, e, foi justamente isso que não esteve disponível para que os trabalhos fluíssem como o desejado e planejado para 2021 na cidade de Macarani.

Prá início de conversa, o setor de transportes foi um dos mais dilapidados e prejudicados pela gestão anterior que sucateou máquinas e veículos e deixou a frota do município depenada com maquinário e caçambas espalhados por oficinas e até abandonados em fazendas da região. O trabalho de localização e recuperação desses patrimônios públicos não foi nada fácil.

Com a desconfiança dos contribuintes depois quatro anos de obras inacabadas, abandono das edificações, falta de manutenção na iluminação pública falar em IPTU era comprar briga, então as finanças do Município estavam no vermelho. Devido a não conclusão de obras conveniadas com a União e o estado, as verbas federais estavam travadas e nada podia ser tocado. Será que estava complicada a situação?

A precariedade só não era maior porque o ex-prefeito na metade do penúltimo ano do seu mandato foi buscar no experiente Marcos Aurélio (ex-secretário de obras na gestão de Armando Porto) o socorro para dar um jeito na bagunça que ele havia feito ao longo de três anos de incompetência administrativa. E foi justamente por já conhecer a competência de Marcos Aurélio, que a Prefeita Selma Souto o convidou para assumir a Secretaria de Obras do Município.

Marcos Aurélio – SECRETÁRIO DE OBRAS.

Mas, bem conhecedor dos problemas e como se diz: “pau pra toda obra”, Marquinhos não se intimidou, pôs as coisas nos trilhos, buscou parcerias e conseguiu fechar o primeiro ano da administração deixando a cidade bem mais organizada e pavimentada para um futuro que promete ser bem mais promissor.

Logo no início promoveu a limpeza da cidade, especialmente na periferia onde o abandono era total. Também juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente promoveu a limpeza e reorganização do Aterro Sanitário que havia sido novamente transformado em lixão e trazia sérios riscos a saúde da população e a vida dos catadores de recicláveis.

A manutenção da iluminação pública da cidade passou a ser realizada regularmente tanto na sede quanto nos distritos, o recolhimento do lixo nos distritos também passou a ser feito de forma regular com caçambas, deixando os tratores com patrulha mecânica para atender as necessidades dos produtores rurais.

A manutenção das estradas da zona rural também foi feita regularmente e, ao longo do ano nenhuma estrada que liga a sede aos distritos de Itabaí, Vila das Graças e Vila Isabel deixou de receber em algum momento manutenção e reparos também em pontes e mata-burros.

As ruas dos bairros periféricos ganharam  encascalhamento e a manutenção das ruas pavimentadas era imediata após algum problema ser detectado, especialmente após alguma chuva forte e realizou a ampliação e o alargamento da pavimentação do Rua Júlio Coelho no Santa Elizabete. Conseguiu reformar todas as unidades escolares que estavam em situação precária colocando em risco  vidas de estudantes e profissionais da educação que no tempo certo voltaram as atividades com total segurança.

Depois de muitos anos de denúncias, reclamações e apelos, no Dia de Finados as pessoas que foram ao Cemitério orar pelos entes queridos, finalmente encontraram o Campo Santo totalmente reformado, limpo e iluminado.

Mas, foi justamente na reta final de 2021, quando a natureza indomável devastou casas, ruas e pontes que a Secretaria de Obras teve o seu maior desafio. Onde teve uma casa invadida ou destruída pela força das águas, onde a pavimentação foi descalçada, onde uma ponte foi destruída aí se fez presente a Secretaria de Obras juntamente com todos os departamentos de serviços públicos.

E é assim, que neste início de 2022 devido ao esforço e parcerias inclusive com a PLANOVA que Macarani está conseguindo minimizar o que poderia significar o colapso do município com o isolamento de bairros e distritos que já estão novamente tendo contato com a sede e o centro da cidade.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES