REVISTA

GERAL BAHIA

O GRANDE DESAFIO PARTE III – Uma assistência Social olhando pela igualdade de direitos e proteção aos mais necessitados.

Chegamos a terceira parte da nossa série de matérias, destacando e fazendo o levantamento das ações do primeiro ano de mandato da Prefeita de Macarani Selma Souto. E a exemplo do que já fizemos com a educação e a saúde, desta vez nosso levantamento será voltado para a assistência social.

“Em relação ao convite, uma surpresa. Não almejava cargo, e ajudei na campanha por acreditar em Selma Souto  e Élson Evangelista. Porém fiquei feliz, adoro lidar com GENTE. Quanto ao estado da secretaria, estou fazendo um levantamento, conhecendo a dinâmica do funcionamento. Após isso, com base em dados verídicos posso dar outro depoimento.”

Na sua primeira declaração feita a Imprensa (RGBAHIA) há um ano atrás, tão logo foi convidada pela Prefeita Selma Souto para assumir a pasta, uma das mais complicadas e desafiadoras da administração, a Professora e Pedagoga Maria dos Anjos Sousa, já dizia a que veio e com quê espírito encarava o grande desafio que estava sendo proposto a ela e sua equipe de trabalho.

Com os pés no chão, sem fazer muito alarde a Secretária de Assistência Social foi mostrando serviço, buscando parcerias em outras secretarias, na iniciativa privada e de voluntários em pouco tempo deu uma cara diferente a Ação Social do Município fortalecendo inclusive o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), hoje Coordenado pelo experiente Cleidinho Lisboa.

Mas as ações sociais não ficaram restritas apenas a Rua Luis Viana Filho, a Secretária e sua equipe levaram a ação social aos quatro cantos do Município, inclusive a zona rural onde moradores de regiões mais povoadas receberam atendimentos e benefícios ao longo ano assim como os distritos de Vila Isabel, Vila das Graças e Itabaí.

Buscando parceria ou sendo parceira, a Secretaria de Assistência Social esteve sempre presente com a Secretaria de Saúde, fortalecendo as ações de combate ao Covid 19, inclusive na assistência aos mais carentes cujos membros da família ficaram desempregados por conta da Pandemia.

Em maio, por exemplo, a Ação Social, CRAS e Conselho Tutelar foram às ruas de Macarani panfletar e orientar sobre o combate a exploração sexual infantil em nosso Município.

Em agosto, Macarani realizou a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, onde não só destacou as ações realizadas até aquele momento, mas iniciou o planejamento do futuro da Assistência Social do Município para os próximos anos.

Mas, o maior desafio da Secretária Maria dos Anjos estava por vir, e ao chegar topou uma Ação Social forte, com garra e toda a solidariedade necessária para encarar a tragédia que se abateu sobre mais de 60 famílias que viviam em áreas de risco e que foram brutalmente vitimadas pelas chuvas que caíram no Município no mês de dezembro.

Atuando desde a primeira chuva forte ocorrida ainda em novembro, a Assistência Social aliada a todas as outras secretarias municipais, se fez presente e todos os sentidos, desde o planejamento estratégico de ações da força tarefa montada pela Prefeita Selma Souto a total assistencial  as famílias atingidas. Hoje cerca de 60 famílias vivem em casas alugadas pelo serviço social do município após terem suas casas invadidas ou destruídas pelas águas.

2022 já está aí, e o saldo de 2021 é positivo em ações, mas deixa um cenário de exigências que vai cobrar ainda mais da Secretária dos Anjos e sua equipe, mas também traz a certeza de que as respostas virão.

Nosso próximo destaque ainda hoje serão as ações das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, aguardem.

FAZENDAS-VALE-VERDE
FAZENDAS VALE VERDE
OTONEURO
NOVOS PROFISSIONAIS PARA A SUA SAÚDE
75fc36a1-13f0-4804-a3c6-5937248cf4a9-575x1024
SAAE DE MACARANI - ÁGUA PARA TODOS
434153736_2528971897288533_4220592963380261260_n
CONSTRULAR - SUA CASA DA BASE AO ACABAMENTO
PANIFICADORA-AMERICA-1
PANIFICADORA AMÉRICA
GENTE FELIZ
MUNDO DAS UTILIDADES