As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal. Por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos e contar com a representação dos vários segmentos sociais, seu produto expressará as necessidades de saúde da população e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS), para os planos e metas estaduais, que por sua vez serão base para o plano e metas nacionais.
É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir sua população de forma ampla e organizada. É papel do prefeito convocar a Conferência ou, extraordinariamente, o Conselho de Saúde. É responsabilidade da gestão dar os meios necessários para que a conferência aconteça, destinando recursos financeiros, materiais e pessoal para apoiar e trabalhar diretamente em sua realização.
Resumindo: Trata-se de uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde da cidade, onde governo, trabalhadores e usuários farão propostas para confirmar o certo, modificar o errado e construir o novo. Portanto partindo da saúde que temos para chegar à saúde que queremos.
E nesta sexta-feira a partir das 08h da manhã, a Prefeitura de Macarani estará realizando a sexta edição da conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá no Centro Missionário São Pedro (antigo salão paroquial) e terá como tema, “O SUS na sua integralidade: políticas públicas de prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida.”