Nós do RGBAHIA, queremos agradecer aos leitores, seguidores do nosso site pela importância e atenção com que vem acompanhando essas nossas análises que resultaram nesta trilogia de matérias denominada de “O Tabuleiro”. Ninguém tem obrigação de concordar com nossas opiniões, afinal de contas um dos objetivos de qualquer veículo de informação é levantar temas e propor reflexões que levem todos a pensar melhor no que queremos para o futuro da cidade. Por isso somos chamados de formadores de opinião.
E fechando esta trilogia“O Tabuleiro”, hoje vamos tratar de personalidades que não estarão na disputa eleitoral de forma direta, mas estarão posicionados nos bastidores traçando as estratégias para que o candidato de sua preferência ou do seu grupo político saia vencedor.
Vale lembrar que:numa primeira etapa esses “jogadores”começam suas ações articulando nomes e buscando alianças. Aliás, como é um jogo de estratégia, o jogador de hoje pode sair de cena e se tornar aliado de outro, depende de cada lance. Vamos ver quem pode ser apontado como jogador neste momento por enquanto.
Adilson Passos: O empresário e pecuarista que adotou Macarani, especialmente Itabaí como seu local de descanso e reflexão, tem se destacado como um generoso benfeitor, na maioria das vezes de forma anônima do Distrito de Itabaí e de todo o Município de Macarani, sendo um dos maiores empregadores no ramo do agronegócio e que já teve cotas de participações mais discretas em outras campanhas eleitorais. Mas, desta vez a exposição tem sido muito mais ampla, já que é apontado como líder do grupo de oposição e não se fala em Zeneldo Matos sem se falar em Adilson Passos, com certeza está tendo e terá ainda mais papel fundamental nas articulações do grupo ao qual está ligado.
Antonio Carlos Macedo – Carlinhos o Cacique: O ex-prefeito é apontado como a eminência parda da administração de Miller Ferraz, e embora não possa ser candidato devido a cassação do seu segundo mandato em 2015 e reprovação de contas pelo TCM e na última também pela Câmara,pretende influenciar diretamente na articulação política. O que se questiona é: ele vai ficar com Miller caso o Prefeito decida mesmo ir para a reeleição? Ou pretende apostar na popularidade da própria esposa que foi uma ótima Secretária de Ação Social e tem sido apontada até por ele mesmo como um provável nome como pré-candidata? E se esse for o seu plano, Miller Ferraz estaria fora do esquema ou o atual Prefeito terá que andar com as próprias pernas se quiser continuar sendo Prefeito? Em recente conversa com o nosso Editor Antonio Araújo, o próprio Carlinhos disse que em breve irá responder, e , então só nos resta aguardar.
Zé Rocha: O Deputado Federal pelo PL segundo informações de bastidores já está movimentando suas peças e se posicionando na mesa. Depois de dar um baita bolo no Prefeito quando não compareceu a inauguração da Praça Dr. Paulo Fernandes de Lacerda, o deputado (segundo informações não confirmadas por esse editor), já esteve em Macarani depois desse episódio em encontros segundo dizem, muito reservados. Será que vai continuar apoiando Miller, vai incentivar a candidatura própria do PL?Que o Deputado está no jogo ninguém duvida, mas suas estratégias ainda são uma incógnita.
Bem, existem muitas personalidades que se encaixariam nesta mesa de jogo político, e que poderão vir a ser muito importantes no frigir dos ovos. Mas, por enquanto vamos nos concentrar nesses três nomes e ficar atentos a cada lance. A roda está girando, peças na mesa e as águas estão apenas começando a rolar.
Alerta do doRGBAHIA:
“ABRA OS OLHOS MACARANI: FALTAM APENAS 272 DIAS PARA AS ELEIÇÕES DIA 04 DE OUTUBRO.”