Esta semana o Diário Oficial do Município, trouxe a tabela de reajuste das tarifas básicas para o consumo de água do Município que é oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Macarani. Na verdade a revisão ou adequação de taxa é autorizado pela Lei Nacional de Saneamento Básico, que determina a revisão tarifária anual.
E segundo o Diretor do SAAE, Nei Alves, Macarani não tem essa revisão desde 2014, enquanto os insumos para tratamento da água aumentam todo ano encarecendo o serviço e defasando as tarifas.
“Hoje o SAAE paga para oferecer o serviço, porque em sete anos sem reajuste, os custos são muito maiores do que a arrecadação. Mesmo assim, como não é aumento com parâmetros em indicadores econômicos como a inflação, nossa tarifa aqui em Macarani está abaixo das demais cidades da região e é considerada uma das mais baratas do estado da Bahia e também do Brasil.”
Para confirmar o que nos informa Ney Alves, o RGBAHIA foi a busca de contas de cidades vizinhas para a chamada tarifa residencial e comercial de quem consome até 10m cúbicos por mês e colocamos aqui na matéria para quem quiser conferir.
E se alguém pensa que o reajuste passa pelo débito absurdo deixado pela administração passada com a Coelba ou pela dívida com o INSS. Ouça os esclarecimentos do Diretor do SAAE no áudio abaixo.